Como qualquer psicóloga em Nova Iguaçu lhe dirá, essa época do ano é geralmente a mais difícil para os nossos clientes. Dias mais curtos e frios, problemas familiares que surgem durante as férias e o cálculo de mais um ano passam todos conspiram para elevar o nível de sofrimento psicológico. Acrescente a isso o atual clima político contencioso – com 56% dos americanos citando a eleição presidencial de 2020 como estressora mais de um ano antes da eleição – e você tem o resultado de uma epidemia de estresse.

As emoções que aparecem nas minhas sessões de psicoterapia incluem frustração, raiva, medo, tristeza e tristeza. As histórias variam, mas muitas convergem para a ansiedade que muitos de nós sentimos nesses tempos de incerteza. Um jovem luta dolorosamente se renuncia à reunião do jantar de Natal de sua família; ele tem pavor de enfrentar seus parentes, todos com opiniões políticas opostas às dele. Uma imigrante idosa treme enquanto descreve como a retórica na América está começando a lembrá-la dos horrores da Europa Oriental durante a juventude. E uma mãe entra em pânico porque não consegue telefonar para a adolescente por uma hora, convencida de que algo terrível aconteceu durante um protesto que sua filha assistiu.

O que devemos fazer com todas as emoções negativas? As redes sociais e a mídia oferecem sugestões para “fazer você se sentir instantaneamente melhor” ou “superar o estresse induzido pela política”. Uma indústria em expansão está focada em aliviar a ansiedade e o estresse, divulgando soluções de sites de meditação e aplicativos de autocuidado para cobertores pesados e óleo CBD. E sempre há o bom e velho copo (ou garrafa) de vinho e filmes de férias. E, claro, biscoitos. Tantos biscoitos!

Embora essas correções possam de fato fazer você esquecer os sentimentos negativos por um tempo, tenho certeza de que sua experiência diz que eles não funcionam a longo prazo. Então, qual é a alternativa? Convido você a experimentar um experimento nesta temporada: não faça nada.

Para ser mais preciso, não faça nada para evitar, distrair ou escapar das emoções negativas. Tanto a ciência quanto a nossa experiência nos mostram que não podemos controlar nossas emoções e que “aquilo a que resistimos persiste”. Quanto mais tentamos controlar nossas emoções negativas, pior elas ficam e mais demoram.

Convido você a se concentrar no que você pode controlar: seus comportamentos. Decida que tipo de amigo, parceiro, filho, filha, pai, funcionário, colega de trabalho ou chefe você quer ser e aja como um. Veja se você pode se comportar como a melhor versão de si mesmo nesta temporada, independentemente de emoções e pensamentos difíceis.

E emoções difíceis aparecerão. Quando sentir desconforto, observe o que está sentindo e fique curioso sobre como várias emoções são sentidas no corpo. Cite a emoção que está sentindo e todas as outras que possam estar misturadas. Pesquisas mostram que ser capaz de identificar e diferenciar emoções ajuda a longo prazo.

Agora veja se você pode simplesmente deixar que esses sentimentos negativos estejam lá, sem acreditar neles, obcecado por eles ou brigando com eles. Não se julgue por ter esses sentimentos, nem se julgue por ter sentimentos. Você é humano. Experimentar ansiedade, tristeza ou raiva faz parte do ser humano, assim como sentir-se excitado e alegre faz parte do ser humano. Permita-se deixar a luta fútil para controlar suas emoções.

Se você se permitir observar e aceitar suas emoções, poderá notar que elas tendem a inchar e recuar, como ondas. E se você acha difícil conjurar a metáfora da praia no meio do inverno, tente assistir a neve cair – imagine suas emoções na forma de vários flocos de neve, passando enquanto os novos continuam chegando.

Lembre-se desta temporada o que você não pode controlar: suas emoções, emoções de outras pessoas, ações de outras pessoas e muitas coisas no mundo (como política). E lembre-se do que você pode controlar: suas próprias ações. Alinhe suas ações com seus valores e aceite todo o resto. Então, em vez de lhe desejar boas festas, desejo-lhe a coragem de viver sua vida com um propósito.

Nota: As idéias deste post são consistentes com a Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT), um tipo de Terapia Comportamental Cognitiva (TCC). Pessoas com sofrimento psicológico significativo que estão prejudicando suas vidas devem procurar ajuda profissional.

psychologytoday